segunda-feira, 21 de junho de 2010

O Planejamento segundo Saviani



Segundo Saviani "Na medida em que se concebe o planejamento como um meio para facilitar e viabilizara democratização do ensino, o seu conceito necessita ser revisto, reconsiderado e redirecionado. Na prática docente atual, o planejamento tem-se reduzido à atividade em que oprofessor preenche e entrega à secretaria da escola um formulário. Este é previamente padronizado e diagramado em colunas, onde o docente redige os seus "objetivos gerais", "objetivos específicos' "conteúdos", "estratégias" e "avaliação". Em muitos casos, os professores copiam ou fazem fotocópias do plano do ano anterior e o entregam à secretaria da escola, com a sensação de mais uma atividade burocrática cumprida.É preciso esclarecer que planejamento não é isto. Ele deve ser concebido, assumido evivenciado no cotidiano da prática social docente, como um processo de reflexão. Pode-se, pois, afirmar que o planejamento do ensino é o processo de pensar, de forma"radical", "rigorosa" e "de conjunto", os problemas da educação escolar, no processo ensino-aprendizagem. Conseqüentemente, planejamento do ensino é algo muito mais amplo e abrange a elaboração, execução e avaliação de planos de ensino. O planejamento, nesta perspectiva, é, acima de tudo, uma atitude crítica do educador diante de seu trabalho docente..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário